Política
Polícia Federal investigará as origens dos incêndios em São Paulo
A Polícia Federal (PF) vai investigar as causas dos incêndios que estão devastando várias regiões do Brasil. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Diretor Geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmaram a informação em uma coletiva de imprensa realizada no último domingo (25).
De acordo com Rodrigues, dois inquéritos foram abertos recentemente para investigar a possibilidade de crime nas regiões de Rio Preto e Ribeirão Preto, ambas localizadas no interior de São Paulo. Essas investigações se somam a outros 29 inquéritos que já estavam em andamento para apurar as causas dos incêndios em diferentes biomas, como o Pantanal e a Amazônia.
A principal suspeita é de que os incêndios tenham sido provocados por ação humana, e também está sendo investigada a possibilidade de uma ação coordenada de grupos que estariam atuando simultaneamente para causar as queimadas em diferentes regiões.
Marina Silva destacou que a situação atual é atípica e que o aumento significativo no número de focos de incêndio em um curto período de tempo não condiz com a curva de experiência habitual.
No domingo (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), sede do Ibama em Brasília, para uma reunião de caráter emergencial. O encontro foi convocado após a fumaça dos incêndios atingir várias cidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
Durante a reunião, uma análise da situação foi apresentada pela equipe do Ibama e pelos ministérios que fazem parte da Sala de Situação, criada pelo governo federal em junho para monitorar e acompanhar os incêndios durante o período de seca. O objetivo é combater o avanço das chamas e identificar os responsáveis pelos incêndios que estão causando danos ambientais e colocando em risco biodiversidade e comunidades locais.