Saúde

Cadastro na Saúde será exigido para acessar a Casa do Autista de Balneário Camboriú

Published

on

A Prefeitura de Balneário Camboriú vai inaugurar nesta sexta-feira (28) o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, que terá como principal objetivo oferecer um atendimento especializado para a comunidade autista infantil. O acesso ao complexo será realizado de acordo com o cadastro único mantido na rede municipal de saúde, que atualmente conta com 519 crianças, sendo 436 delas com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2.

A lista de crianças cadastradas pode ser consultada no site do Município (bc.sc.gov.br – menu Serviços/Lista de Espera Saúde). Para aqueles que tenham interesse em receber o suporte especializado oferecido pela Casa do Autista, seja com diagnóstico médico ou não, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde para os encaminhamentos necessários.

A convocação das crianças cadastradas será realizada de forma progressiva, respeitando o limite de vagas do Complexo Neurossensorial Casa do Autista, o qual foi projetado para atender crianças de 3 a 12 anos com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2. A previsão é de que o atendimento seja integralizado em até 4 meses.

Crianças com diagnóstico de autismo nível 3 continuarão sendo encaminhadas para a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral) até que um projeto específico para esse perfil de autistas, jovens e adultos seja implementado pela Prefeitura, com previsão de que a estrutura seja montada ao lado do Complexo Neurossensorial Casa do Autista.

A inauguração do Complexo Neurossensorial Casa do Autista acontecerá no dia 28, às 10 horas, com uma solenidade aberta à comunidade e visitação orientada. Projetado para atender gratuitamente a população autista infantil residente na cidade, o Complexo contará com diversos serviços especializados, como diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, entre outros.

O Complexo contará com uma estrutura inovadora de 3,8 mil m², com espaços como jardim e sala sensorial, sala psicomotricidade e minicidade, salas temáticas como Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica, além de um robô interativo operado por inteligência artificial. Todos os profissionais que atuarão no local passaram por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), garantindo uma abordagem integrada e qualificada para atender as necessidades das crianças autistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sair da versão mobile