Saúde
Oitavo óbito por dengue é registrado em Balneário Camboriú no ano de 2024

O município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, registrou o oitavo óbito por dengue em 2024, segundo informações confirmadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen/SC) nesta sexta-feira (5). A vítima, um homem de 48 anos sem comorbidades e residente no Bairro das Nações, faleceu no Hospital Municipal Ruth Cardoso em 30 de junho.
A cidade havia saído da situação de epidemia de dengue em 21 de junho, mas os casos continuam sendo monitorados. Ao todo, Balneário Camboriú registrou 13.928 casos prováveis da doença neste ano, dos quais 6.990 foram confirmados através de laudos. Outros 6.899 casos foram descartados, 39 aguardam resultado e 150 são indeterminados. Do total de casos confirmados, 6.827 são considerados autóctones, nove foram importados de outros municípios e quatro estão em investigação.
As mortes confirmadas por dengue na cidade em 2024 foram as seguintes:
– Mulher, 87 anos, com comorbidades, residente no Centro (24 de março, Hospital do Coração);
– Homem, 73 anos, com comorbidades, morador do Bairro dos Municípios (12 de abril, Hospital Municipal Ruth Cardoso);
– Mulher, 92 anos, com comorbidades, residente no Centro (11 de abril, residência);
– Mulher, 72 anos, sem comorbidades, moradora do Centro (30 de abril, Hospital do Coração);
– Homem, 89 anos, com comorbidades, morador do Bairro Vila Real (04 de maio, Hospital da Unimed);
– Homem, 34 anos, sem comorbidades, residente no Centro (21 de maio, Hospital São José em Joinville);
– Homem, 74 anos, com comorbidades, morador do Bairro das Nações (27 de maio, Hospital do Coração);
– Homem, 48 anos, sem comorbidades, morador do Bairro das Nações (30 de junho, Hospital Municipal Ruth Cardoso).
A população e as autoridades de saúde continuam em alerta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir novos casos de dengue na região.
Saúde
Médico de British Columbia enfatiza a importância de mais pesquisas sobre a resistência do ácaro da sarna à ivermectina

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú está em alerta com o surgimento de novos casos isolados de escabiose em unidades de ensino municipal. O médico sanitarista do município esclarece que não há evidências que indiquem uma ligação entre os casos de escabiose e o uso de ivermectina, medicamento utilizado para o tratamento da Covid-19.
De acordo com o Dr. Rodrigo, existe uma suspeita de que o ácaro causador da escabiose possa ter desenvolvido resistência ao longo dos anos, conforme apontado pela literatura científica recente. No entanto, o médico ressalta que a Prefeitura de Balneário Camboriú não incentivou o uso dos “kits Covid” e sempre respeitou a autonomia dos profissionais médicos.
A transmissão da escabiose no município está restrita a um grupo escolar específico e geograficamente localizado. O médico destaca a importância de mais estudos para confirmar a real relação entre a resistência do parasita e o uso da ivermectina.
A Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, está realizando uma verificação minuciosa de possíveis novos casos de escabiose nas unidades municipais de ensino. Medidas estão sendo adotadas para evitar novas contaminações, como a suspensão das aulas em algumas unidades para higienização.
A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está desenvolvendo ações de conscientização para os pais dos alunos e acompanhando os casos nas unidades de saúde da cidade. Recomendações como procurar atendimento médico, lavar roupas de cama e banho com água quente, manter o ambiente limpo e arejado, entre outras, estão sendo amplamente divulgadas para a comunidade escolar.
A população é orientada a ficar atenta aos sintomas da escabiose e adotar as medidas preventivas recomendadas. As autoridades ressaltam a importância da comunicação entre os pais, escola e unidades de saúde em casos de confirmação da doença. A prioridade é controlar a transmissão da escabiose e garantir um ambiente saudável e seguro nas escolas municipais de Balneário Camboriú.
Saúde
Cadastro na Saúde será exigido para acessar a Casa do Autista de Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú vai inaugurar nesta sexta-feira (28) o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, que terá como principal objetivo oferecer um atendimento especializado para a comunidade autista infantil. O acesso ao complexo será realizado de acordo com o cadastro único mantido na rede municipal de saúde, que atualmente conta com 519 crianças, sendo 436 delas com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2.
A lista de crianças cadastradas pode ser consultada no site do Município (bc.sc.gov.br – menu Serviços/Lista de Espera Saúde). Para aqueles que tenham interesse em receber o suporte especializado oferecido pela Casa do Autista, seja com diagnóstico médico ou não, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde para os encaminhamentos necessários.
A convocação das crianças cadastradas será realizada de forma progressiva, respeitando o limite de vagas do Complexo Neurossensorial Casa do Autista, o qual foi projetado para atender crianças de 3 a 12 anos com diagnóstico de autismo nível 1 ou 2. A previsão é de que o atendimento seja integralizado em até 4 meses.
Crianças com diagnóstico de autismo nível 3 continuarão sendo encaminhadas para a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral) até que um projeto específico para esse perfil de autistas, jovens e adultos seja implementado pela Prefeitura, com previsão de que a estrutura seja montada ao lado do Complexo Neurossensorial Casa do Autista.
A inauguração do Complexo Neurossensorial Casa do Autista acontecerá no dia 28, às 10 horas, com uma solenidade aberta à comunidade e visitação orientada. Projetado para atender gratuitamente a população autista infantil residente na cidade, o Complexo contará com diversos serviços especializados, como diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, entre outros.
O Complexo contará com uma estrutura inovadora de 3,8 mil m², com espaços como jardim e sala sensorial, sala psicomotricidade e minicidade, salas temáticas como Lego, Gamer, Toy Story, Mundo e Jurássica, além de um robô interativo operado por inteligência artificial. Todos os profissionais que atuarão no local passaram por capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), garantindo uma abordagem integrada e qualificada para atender as necessidades das crianças autistas.
Saúde
Aulas suspensas em duas creches de Balneário Camboriú devido a surto de sarna.

A Prefeitura de Balneário Camboriú retoma as aulas nos Núcleos de Educação Infantil Sementes do Amanhã e Rio das Ostras, após passarem por uma pausa para acompanhamento médico da equipe da Secretaria de Saúde. No entanto, as unidades Taquaras e Odácia Tereza Damázio tiveram suas aulas suspensas devido a novos casos de sarna, com orientação da Vigilância Sanitária para higienização completa das instalações. O retorno das aulas nessas duas unidades está previsto para a próxima segunda-feira (01).
Para a segurança e prevenção da comunidade escolar, algumas recomendações foram divulgadas pela Secretaria de Educação, tais como buscar tratamento médico para familiares e próximos de pacientes diagnosticados, lavar roupas de cama e banho com água quente, manter o ambiente escolar limpo e arejado, entre outras medidas. É importante informar à escola no caso de confirmação do diagnóstico e realizar a limpeza adequada dos objetos manipulados pela criança doente.
Além disso, é imprescindível permitir o retorno da criança apenas após avaliação do serviço de saúde e comunicar a Unidade Básica de Saúde. Todas essas medidas visam garantir a saúde e bem-estar de toda a comunidade escolar, evitando a propagação e contaminação pela sarna. A Prefeitura segue acompanhando de perto a situação e tomando as providências necessárias para garantir um ambiente escolar seguro e saudável para todos os alunos e profissionais envolvidos.